Reset Password

Your search results
10/13/2022

7 maneiras de digitalizar seu negócio

Todos nós uma vez na vida já devemos ter ouvido a seguinte frase “ENQUANTO UNS VEEM CRISE, OUTROS VEEM OPORTUNIDADE”, por mais que essa frase não faça tanto sentido para uma parte dos Brasileiros, existem um grande grupo de outros Brasileiros que continuam inovando e criando novas oportunidades.

Pois bem, a Pandemia da Covid-19 trouxe grandes desafios para os pequenos e médios negócios, porem o Brasil é um país com 57,8 milhões de consumidores ativos, dessa forma o país com cores Verdes e Amarelas tem sido um grande seleiro de novas oportunidades a medida que negócios se digitalizam e criam novas formas de propor oportunidades para quem pensa em empreender.

Neste post, vamos ajudar empreendedores a pensar em estratégias que podem transformar seu negócio.  Vamos nessa! 7 maneiras de digitalizar um pequeno negócio, com baixo custo e seguindo uma tendência continua de vendas e atendimento ao cliente.

1º Defina protocolos digitais.

Sim, estamos falando de digitalizar seu negócio, logo a primeira grande dica, é “Defina Protocolos Digitais”, ou seja, a essência do que é necessário para digitalizar seu negócio é o planejamento. É vital considerar como a digitalização afetará seus negócios e seus processos para evitar que sua empresa lance uma série de programas e protocolos ineficazes que levam a uma resposta negativa de clientes e públicos-alvo. Como muitas empresas estão correndo para digitalizar, o mercado está se tornando competitivo rapidamente. Planeje um lançamento do seu negócio no mundo Digital. Seu lançamento deve exemplificar suas vantagens, não seus pontos fracos.

Comece a digitalização de seus processos de negócios considerando como eles se interligam e interagem uns com os outros. Vamos propor um exemplo. Se sua empresa vende roupas em uma loja física, pense da seguinte forma.  Quais programas darão suporte à digitalização de sua empresa? Existem soluções para vendas on-line? Eu posso automatizar as comunicações com meus clientes ?

2º Forneça suporte em canais digitais

Não faz sentido para o nosso querido brasileiro tupiniquim, querer acessar um produto ou serviço em ambiente digital e ter um único canal de comunicação. Exemplo, só consigo falar com a empresa através de telefone.

Um ponto crítico de como digitalizar sua empresa é o suporte em canais digitais. Hoje, a grande maioria dos Brasileiros tem smartphones, usam redes sociais e estão super ligados na internet. Então enfatizo a necessidade de ter canais digitais apropriados. Estou falando de contato direto através do direct do instagram, de um contato via whatsapp, de receber e responder e-mails.

Um bom exercício nesse momento é usar a empatia! Pense como você gostaria de ser tratado por aquela empresa que você comprou um produto no último ano.

3º Incorpore tecnologias baseadas na internet para digitalizar seus negócios

O desenvolvimento de um plano de digitalização de negócios geralmente inclui algumas tecnologias baseadas em nuvem, como um programa de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM), ou um Sistema Vendas pela Internet  (E-commerce). O objetivo de usar tecnologia na internet, é que você já esta digitalizando e ao mesmo tempo criando um canal direto para consumo dos seus produtos e serviços.

Com base no seu modelo de negócio, você pode considerar tecnologias adicionais baseadas em nuvem para complementar suas ofertas aos clientes. Porem montar um e-commerce para atender os seus clientes já é um grande passo.

Foque na jornada do seu cliente. Uma experiência ponta a ponta

A digitalização de seus processos de negócios não precisa incluir, pessoas e mais pessoas, você não está montando uma Microsoft, Google. O principal em um processo digital é não deixar que seu cliente se sinta isolado, como se ele estivesse em um deserto sem poder ser atendido.  incluir equipes e várias equipes na maioria das vezes só vai fazer você ter grandes custos.

Lembre-se, os canais digitais ajudam pequenos negócios a ampliar sua área de atuação, deste modo você terá clientes de fora da sua localidade. O atendimento próximo a esses clientes, é peça fundamental no seu processo.

Reduzir gargalos potenciais

Para muitas empresas, é uma prioridade concluir a digitalização dos negócios, porem pense que estamos falando de aprendizagem, de ampliação do formado de negócio. Logo, precisamos ter inicio, meio e fim!. Porém não precisamos digitalizar 100% de todos os canais de atendimento, ou mesmo colocar o melhor sistema de do mundo. Comece com soluções básicas e vá evoluindo os sistemas de acordo com o crescimento do negócio.

Aqui! Vou lhe dar uma grande dica. Faça um relatório das vendas presenciais e das vendas on-line, a partir do crescimento do atendimento digital e das vendas, você pode ir melhorando os processos e até mesmo ampliando os canais.

Revise o feedback do seu cliente.

Minha vó já dizia, Fabio o cliente tem sempre razão, é difícil para quem é empreendedor de um pequeno negócio desenvolver habilidades de acompanhamento da satisfação do cliente. Mas não fique preocupado com isso. Existe soluções digitais que já fazem o mapeamento da satisfação por você. Para todos os pequenos negócios, é vital avaliar as respostas dos clientes. Como por exemplo o resultado do atendimento.

Seu cliente gosta de dar opiniões, que ótimo!  As opiniões deles ajudarão sua equipe a descobrir onde você precisa fazer alterações, encontrar possíveis erros do atendimento e identificar áreas para melhoria na experiência do usuário.

Evolua a forma que você vende seus produtos e serviços.

Sempre recebo a seguinte pergunta nas minhas palestras. É possível digitalizar meus canais de atendimento e ao mesmo tempo vender por eles? A resposta sabe qual é?

Claro!!!! Voçê sempre deve otimizar seus processos. Se você já realiza um atendimento digital, porque você também não realiza uma venda por esse canal.

O que eu quero dizer para você é o seguinte! Independentemente do tamanho do seu negócio, sempre é importante criar novos caminhos de atendimento, principalmente em uma geração que compra, consome e acessa a internet 24 horas 7 dias por semana.

Deseja transformar sua agência de viagens em um e-commerce? A Just Travel pode te ajudar. Somos especialista em adaptar e criar sites da maneira ideal para o ramo do turismo, de uma forma que as agências de viagens se tornem cada vez mais atrativas e competitivas para que se torne possível alcançar mais clientes e obter um maior faturamento.

Para mais informações, entre em contato (clicando aqui) e saiba mais.

Category: Promoções
Share

Leave a Reply

Your email address will not be published.

en_USEN