Reset Password

Your search results
07/05/2022

Como implementar um Funil de Marketing para o seu Negócio de Viagens

Um dos grandes desafios para agentes do turismo é conseguir implementar um funil de marketing que possa ajudar na captação de novas oportunidades de clientes com foco no destino desejado. Nós da Just Travel vamos explorar um pouco os elementos importantes para que um agente do turismo possa construir um modelo de funil que contribua com a aquisição de Leads. Vem conosco.


Todo negócio de sucesso precisa saber vender suas ofertas de forma eficaz. Grandes profissionais de marketing conhecem sistemas e ferramentas disponíveis para ajudar, mas como um agente do turismo, você pode não ser tão especialista quando se trata de marketing. Mas não se preocupe, dedicamos um tempo para reunir tudo o que você precisa saber sobre a construção de um dos sistemas mais importantes para qualquer negócio de turismo, como construir um funil de marketing.

Primeiro vamos falar sobre a estratégia que combina o marketing digital e automação de vendas com conteúdo de alta qualidade específico para o seu nicho de mercado / destino. Temos o costume aqui na Just Travel de conversar com operadores turísticos e agentes de viagens que gastaram muito dinheiro com agências de SEO e Pay-Per-Click que aumentaram seus rankings de pesquisa ou levaram mais pessoas a seus sites, mas tiveram pouco impacto nos números reais de vendas.


Você que está lendo esse artigo deve estar pensando. Melhores classificações de pesquisa e aumento de tráfego são um bom começo, correto ?


Alguns clientes nos contam como tentaram executar seu próprio marketing digital, mas não tiveram tempo suficiente para fazê-lo funcionar, ou simplesmente não sabiam o que priorizar e nem como ou com qual frequência.

E a resposta para sua pergunta é : Se esses visitantes extras do site não se converterem em vendas reais, você está pagando apenas pelas estatísticas.


Agora vamos falar das estratégias utilizadas pelos nossos clientes que tiveram mais sucesso na conversão de vendas. A maioria dos clientes de sucesso utiliza uma estratégia de funil totalmente focada em vendas que não simplesmente inunda seu site com pessoas que não têm intenção de comprar. O sucesso desses clientes se baseia nos seguintes pilares:

  • Publicidade mais eficaz: Os agentes de sucesso têm atraído mais pessoas certas para o site. Não apenas o tráfego.
  • Geração de Leads por meio de mensagens direcionadas: Eles têm atraído e envolvido as leads com conteúdo personalizado.
  • E-mail marketing e automação de vendas. Nossos clientes criam confiança através da educação, fazendo com que o cliente se sinta pronto para exercer a compra.

Hoje mostraremos por que você precisa criar o funil de marketing ideal para o seu negócio de turismo. Uma vez que você tenha este modelo em funcionamento, ele tornará o gerenciamento de suas campanhas mais fácil enquanto você trabalha em direção aos resultados desejados. Mas primeiro vamos compreender o que é um Funil de Marketing.

O que é um funil de marketing?
Um funil de marketing (às vezes chamado de funil de vendas ou compras) é um sistema que você pode usar para rastrear os estágios dos consumidores. Ele segue a jornada desde o conhecimento inicial de um produto ou serviço pelo consumidor até quando ele deseja se tornar um cliente.
Um funil de marketing pode parecer diferente para cada negócio, mas todos seguem a mesma estrutura básica: os quatro estágios e são divididos usando um acrônimo chamado AIDA: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

Como você pode ver aqui, ele recebe esse nome porque se assemelha a um funil. Na primeira etapa que é o top do Funil temos a (conscientização) você sempre terá um público muito maior do que na última (ação). O topo do funil é onde você chama a atenção dos consumidores. Muitas das pessoas no estágio de conscientização não estão necessariamente interessadas na oferta, mas ela chamou sua atenção de qualquer maneira. A parte inferior do funil é onde vive sua base de clientes, é neles que você provavelmente passou a maior parte do tempo focando até agora.

Por que isso é importante?
O funil é uma maneira de medir algo que, de outra forma, é muito difícil de conhecer. – os desejos de seus clientes, o que os leva a comprar com você e em que ponto eles chegam à decisão de agir.
Por fim, o funil mostra onde você está ganhando mais clientes e onde pode perdê-los em seus esforços de marketing. Ao pesquisar com esse método, você pode ver em quais estágios você é bem-sucedido e quais poderiam dar um pouco mais de trabalho.

Mas como usar isso para vender mais no turismo ?
Como proprietário de uma Agência de Turismo, é tentador tentar ganhar o máximo de clientes que você puder. No turismo, especialmente, você tem a capacidade de comercializar suas ofertas para uma grande variedade de pessoas. Mas mesmo como um agente turístico, você deve dedicar um tempo para conhecer sua base principal de clientes e pensar em quem realmente está aparecendo para suas ofertas.
Seu cliente ideal pode não ser realmente a base de clientes em que você está gastando seu orçamento de publicidade e marketing. Ou seja, você pode estar falando do destino Europa, porém seu cliente está direcionado para viajar para os Estados Unidos e gostaria de comprar produtos turísticos em Orlando.

Como funciona o funil?
Como lemos, criar um funil leva tempo. Você precisa avaliar constantemente para quem está criando e por quê. Mas uma vez que você tem uma ideia, colocá-la em ação é bem simples. Para simplificar, vamos nos ater ao acrônimo AIDA mencionado acima.

  1. Consciência – Este é o lugar onde você pega o tráfego. Pode ser por meio de mídia social, tráfego orgânico para uma postagem de blog ou o envolvimento pessoal que atrai clientes locais. Na Just Travel ajudamos nossos clientes com recursos visuais, como fotografia e vídeo das atrações no nossos White Label (e-commerce) totalmente personalizado para cada agente do turismo.
  2. Interesse – Aqui é onde você deslumbra os clientes e mostra a eles como suas ofertas vão se encaixar na vida deles. O importante aqui é compartilhar informações relevantes que as pessoas possam lembrar. Neste caso é importante criar campanhas de mídia social que destacam dos concorrentes.
  3. Decisão – Aqui é onde os consumidores aprendem mais sobre o que você está trazendo para a compra. Eles além de ter uma visão geral sobre os produtos turísticos com fotos, textos, vídeos, é importante ter uma visão do preço de compra com incluindo o custo.
  4. Ação – É aqui que você adoça o negócio adicionando algo extra à oferta. Pode ser um serviço gratuito, um desconto ou um complemento. Para nossos clientes na Just Travel utilizamos um brinde especial. Em compras de até R$ 3.000 oferecemos um chip internacional. Compras de até R$ 6.000 um chip internacional e uma magic band.
    Esse é o nosso molho secreto. Boa parte dos nossos clientes tem vendido mais que seus concorrentes por ter utilizado a campanha de ação de Brinde que disponibilizamos no nossos White Label.

Pronto. Agora que você já sabe a etapa do Funil de Marketing baseado em AINDA vamos explicar como é feita as ações dentro da nossa Plataforma.

Conscientização – Você pode fazer por meio de postagens de blog, referências, links de afiliados e tráfego orgânico para seu site.

Interesse – Todas as peças são direcionadas para a página do destino. Os nossos clientes que têm maior sucesso direcionam as pessoas para sua página inicial e a usam para tentar converter seu tráfego em clientes com a próxima etapa.

Decisão – Eles colocam sua oferta em alguns lugares diferentes. Também é importante ter no seu e-commerce uma busca eficiente, bem como as últimas pesquisas realizadas. Você pode nesse momento criar campanhas de remarketing para lembrar ao seu cliente da sua marca.

Ação – A partir de qualquer contato seja por whatsapp, telefone ou mesmo e-mail é importante criar um orçamento e enviar diretamente ao cliente com a opção e pagamento parcelado ou a vista.

Bem, é assim que os clientes da Just Travel têm aumentado significativamente suas vendas através de vendas on-line. Uma dica final é: Depois de dedicar todo o trabalho para criar seu funil, é hora de analisar seus resultados. A melhor maneira de medir seus resultados é saber como olhar para eles. É por isso que você precisa definir suas principais métricas . Para uma empresa, uma métrica é simplesmente a maneira quantificável que você usa para medir o que foi eficaz.
Vamos falar sobre como medir métricas de vendas na próxima semana. Espero ter ajudado sua agência de viagens a vender mais.

Sobre a Just Travel
A Just Travel é uma travel tech, a união de uma Operadora de Turismo com Plataforma de Tecnologia que transforma uma Agência de Turismo tradicional em uma Agência de Turismo Online, através de produtos e serviços com preços competitivos, parcelamento e garantia anti-fraude.

Sobre a Just Travel Academy
Oferecemos produtos e serviços como uma Operadora de Turismo, Soluções de Tecnologia e E-commerce como uma Travel Tech, mas precisávamos de mais!

Através da Academia, vamos oferecer treinamentos e workshops voltados para o turismo e para o trade, de forma a capacitar os profissionais da área, aumentar e alavancar seus resultados com vendas online.

Fazendo isso através de lives, workshops e eventos presenciais, com um programa de transformação que envolve desde fundamentos básicos para vender mais na internet, à treinamentos práticos de como estruturar uma campanha no Google, Instagram, TikTok, Facebook e muitas outras ações.

Share

Leave a Reply

Your email address will not be published.

en_USEN